O que é processo arquivado?

07/02/2021

Processo Arquivado

O que é processo arquivado / Processo baixado?

Enquanto acompanhamos nosso processo muitos termos e estágios podem aparecer. No post de hoje vamos falar sobre “processo arquivado” e o que isso significa.

“Processo arquivado” significa que seu processo não está mais disponível para visualização no cartório, seu processo foi enviado para um arquivo junto com todos os documentos e movimentações.

Se você já tem um processo judicial quer consultá-lo, clique no botão abaixo
CONSULTAR PROCESSO JUDICIAL

É possível fazer um pedido de desarquivamento de processo?

Sim. A única forma de visualizá-lo novamente é solicitando o desarquivamento, processo esse que pode gerar custos e necessitar ajuda do seu advogado.

As partes podem pedir o desarquivamento para que o processo possa ser retomado mas, dependendo do motivo, alguns casos não podem ser desarquivados e movimentados novamente.

Dica: se você já está acompanhando o processo pelo CP, nós manteremos o histórico e você poderá visualizá-lo no momento que quiser.

Um processo é arquivado definitivamente quando não existe nenhum motivo para prosseguir com aquele processo e/ou a decisão final já foi tomada e ele é encerrado definitivamente. Também é usado o termo “processo baixado”.

Como saber se meu processo foi arquivado?

Para saber se seu processo foi arquivado, você precisa consultá-lo. Você pode fazer isso online, (no nosso site www.consultarprocesso.com.br), no diário oficial, tribunal de justiça ou falando com seu advogado responsável pelo caso.

Por que um processo é arquivado?

Um processo pode ser arquivado quando todas as ações que o juiz ou as partes (a pessoa que processou e o processado) poderiam fazer, já foram feitas, ou seja, quando nada mais pode ser feito nesse processo.

Para saber sobre o motivo do arquivamento do seu processo consulte seu advogado e/ou responsáveis.

Processo arquivado temporariamente x Processo arquivado definitivamente

  • Processo Arquivado Temporariamente: Isso acontece quando o juiz decide que processo seja arquivado por não estar sendo analisado naquele momento.

  • Processo Arquivado Definitivamente: Isso acontece quando o processo já foi julgado e a decisão final foi tomada e o processo não pode ser reaberto.

Quanto tempo demora para arquivar um processo?

O tempo médio para que um processo seja executado e arquivado é de 5 anos e 11 meses. Lembrando que cada processo judicial tem suas particularidades e esse tempo não é uma regra, podendo levar mais ou menos tempo.

Fontes usadas para escrever o post:

https://dicionariodireito.com.br/

https://www.meuadvogado.com.br/

tags: Processo arquivado, O que é processo arquivado, Consultar processo arquivado


Consultar Processo LogoEscrito por Equipe Consultar Processo